Às vésperas da 2ª fase da Fuvest, orientação é manter a calma e estar descansado

Neste momento, o mais importante é garantir boas horas de sono e ter tranquilidade; no máximo, estudante deve olhar resoluções comentadas das provas de anos anteriores

Nestes últimos dias que antecedem as provas da segunda fase da Fuvest, que acontecem no domingo (21/2) e na segunda-feira (22/2), a orientação para o candidato é manter a tranquilidade, garantir boas horas de sono e confiar e colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo de 2020.

“É importante o estudante saber que se ele chegou até aqui, depois de uma primeira fase tão difícil, ele já mostrou que tem conhecimento e que está bem preparado”, diz Anderson Weber, coordenador do ensino médio do Colégio Mater Amabilis.

Segundo ele, nesta reta final, melhor do que tentar aprender um assunto novo é dar uma olhada nas provas de segunda fase dos últimos três anos. Isso porque há muitos tópicos que aparecem nos exames todos os anos. Por exemplo, em matemática, geometria do globo terrestre é um tema recorrente.

Ao olhar essas provas das edições anteriores, vale a pena conferir as resoluções comentadas dos principais cursinhos, disponíveis na internet. “Como elas são dissertativas, o estudante pode se inspirar nos textos dos professores que elaboraram essas respostas. Lembrando que a banca examinadora sabe que se trata de um aluno do ensino médio, então não é necessário ter toda a precisão que os professores têm. Mas é bom ver como eles organizam as respostas e usar isso como orientação.”

Por fim, ele recomenda chegar no local de prova com pelo menos uma hora de antecedência, para evitar atropelos e conseguir manter a calma. “Agora é hora de se preocupar somente com isso. E não se esquecer dos itens obrigatórios, como documento de identidade original, caneta azul e máscara facial. E usar roupas leves e levar a própria garrafa de água, pois está previsto calor para esses próximos dias.”

Nos locais de prova, os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas. A duração do exame é de quatro horas, e os candidatos podem sair a partir das 16 horas. No domingo, a prova é composta de 10 questões de português e uma redação. Na segunda, são 12 questões, envolvendo duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida. A publicação da lista de aprovados está prevista para o dia 19 de março.