Assessoria de estudos permite que aluno aprenda mais

Com o objetivo de evitar o acúmulo de dúvidas, a prática é oferecida aos estudantes durante todo o ano letivo

Solucionar uma dúvida no momento em que ela surge de modo a não atrapalhar a compreensão do encadeamento dos conteúdos de uma determinada disciplina. Essa é a proposta da assessoria de estudos que o Colégio Mater Amabilis oferece aos seus alunos, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Para os alunos do 2º ao 5º ano, a assessoria funciona como uma tutoria. Os estudantes que estão tendo alguma dificuldade são convocados a participar, mas a presença não é obrigatória. A professora esclarece dúvidas e verifica as tarefas. Assim que eles recuperam o conteúdo, podem ser dispensados. Caso contrário, são convocados novamente no trimestre seguinte. A assessoria acontece duas vezes por semana, no contraturno escolar, tem a duração de cerca de uma hora e meia e prioriza as disciplinas de português e matemática.

A partir do 6º ano, a assessoria consiste num plantão de dúvidas de todas as matérias (incluindo filosofia, sociologia e redação), aberto a todos os alunos, também no contraturno (das 14h10 às 15h). Os plantões de português e matemática são diários, e os das outras disciplinas seguem dias pré-determinados. Essa assessoria se estende desde a segunda semana de aula e segue até o final do ano letivo.

“Investimos nesse acompanhamento para o aluno não acumular dúvidas e, assim, evitar a recuperação no final do trimestre. Sempre incentivamos que aula dada é aula estudada. Se ele percebe que ficou alguma lacuna, já pode resolver isso imediatamente para não prejudicar o entendimento das aulas”, diz Yvete Vitorazzo Abiuzi, coordenadora da Orientação Educacional do Colégio Mater Amabilis.

De acordo com ela, a partir do 9º ano, praticamente todos os alunos participam, embora a frequência varie bastante de estudante para estudante. “Eles valorizam a assessoria, que é uma ferramenta muito importante na rotina de estudos ao possibilitar que o aluno aprenda mais”.