Avaliações são essenciais para acompanhar aprendizagem a distância

No Mater, os trabalhos serão mantidos e adaptados, e as provas passarão a ser digitais; atividades avaliativas nas aulas online ajudam a medir a compreensão dos estudantes

Se as avaliações são, normalmente, um importante recurso para medir a aprendizagem dos alunos e os fazer avançar, no ensino remoto, elas podem ter uma função ainda mais crucial. “Quando estamos em sala de aula física, percebemos por meio dos gestos e das expressões dos estudantes se eles estão entendendo ou não, se estão dispersos, e assim mudamos o rumo da aula para atendê-los da melhor forma. No caso da sala de aula virtual, essa percepção fica mais difícil, e aí entra a necessidade da aplicação de avaliações constantemente”, diz Heanes dos Santos, coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II do Colégio Mater Amabilis.

Ele conta que, na quarentena, seguindo a ideia de manter a rotina escolar a mais próxima possível da presencial, os trabalhos avaliativos serão mantidos e adaptados, e as provas que aconteceriam presencialmente passarão a ser digitais. Os professores também têm aplicado pequenas avaliações durante as aulas, muitas vezes utilizando aplicativos que permitem gamificação, para torná-las mais atrativas e motivar a participação dos alunos. Por meios dos trabalhos propostos, os docentes têm apresentado aos estudantes recursos tecnológicos que possibilitam desenhar, editar vídeos e gravar áudios e podcast, entre outros.

De acordo com Santos, o colégio já vinha adotando algumas avaliações por meio de recursos tecnológicos. Elas aconteciam, em sua maioria, na sala de tecnologia da escola e, algumas vezes, com a utilização dos próprios celulares dos alunos. Essas provas já permitiam aos professores usar recursos como animações, vídeos e GPS, entre outros, que não são possíveis em um exame tradicional impresso. “Outro ponto muito positivo das avaliações online são os resultados obtidos de forma rápida. Desse modo, o professor consegue verificar as maiores dificuldades dos estudantes e fazer as adaptações necessárias para que a aprendizagem seja mais eficaz.”

Para a realizar as avaliações a distância, as orientações aos alunos são escolher um local tranquilo, procurar controlar o tempo e ler com calma as questões antes de respondê-las. A escola também mantém uma equipe de suporte para ajudar os estudantes no caso de haver problemas técnicos durante as provas.

Sobre a possibilidade de “colar”, o coordenador explica que sempre foi trabalhado com os alunos que essa atitude, mais cedo ou mais tarde, traz consequências negativas, como num momento em que ele realmente precisar daquele conteúdo e não souber, seja no seu cotidiano ou em um teste fora do colégio. “Deixamos claro que as avaliações, além de serem momentos para eles verificarem onde estão as dificuldades para corrigi-las, possibilitam ao professor realizar alterações em atividades e no seu planejamento para um melhor aproveitamento da turma em geral. Desse modo, com as provas online, acreditamos que teremos um resultado bem próximo do real.”