Mater capacita professores para as aulas a distância

Treinamentos são gravados e disponibilizados por meio da plataforma Teams da Microsoft; entre os temas estão uso de equipamentos e recursos e criação de avaliações online

Durante a quarentena, passar do ensino presencial para o remoto foi um desafio para muitas escolas. Para garantir uma melhor performance nas aulas online, o Colégio Mater Amabilis investiu na capacitação dos professores, para que eles se sentissem mais preparados e confortáveis com essa modalidade de ensino. 

“Todos nós fomos pegos de surpresa pela pandemia, mas, desde o ano passado, o colégio já adotava a plataforma Teams da Microsoft para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Neste ano, já concentrávamos boa parte da nossa comunicação com os alunos por meio dela, o que ajudou muito”, conta Heanes dos Santos, coordenador pedagógico do Fundamental II.

É por meio dessa mesma plataforma que acontece a capacitação dos professores para as aulas a distância. Os treinamentos são gravados e disponibilizados para os docentes, e muitas vezes são elaborados manuais das ferramentas utilizadas. Entre os diversos assuntos tratados estão os equipamentos para transmissão das aulas, posicionamento de câmeras, luminosidade, os recursos disponíveis na plataforma Teams, ferramentas da Microsoft — das mais conhecidas até as menos tradicionais, como OneNote, Sway e Forms — e criação de avaliações online. A duração de cada treinamento varia de acordo com os temas abordados e, em geral, leva em torno de uma hora e meia a duas horas. Também foi criada uma equipe de suporte que auxilia o professor e faz capacitações individuais focadas nas dificuldades de cada um. 

Em relação à parte pedagógica, o coordenador diz que o colégio realiza treinamentos e reuniões por área, centradas nas particularidades de cada equipe e na ferramenta que se adequa melhor para cada disciplina. Também há um grupo no próprio aplicativo, em que todos os professores podem contribuir com novas ideias e compartilhar experiências vividas durante as aulas online.

De acordo com Santos, realizar os treinamentos e manter uma equipe de suporte de prontidão trazem tranquilidade ao professor que, com isso, pode se dedicar mais à sua aula. “O retorno por parte dos professores tem sido muito positivo. Eles se mostram animados, procurando novos recursos e participando ativamente desses momentos e do chat do grupo.”     

Sem Comentários

Postar Um Comentário