Habilidades na Infância

Como a escola pode ajudar a desenvolver habilidades na infância?

No Mater Amabilis, currículo diversificado, metodologias ativas de ensino e formação continuada dos professores potencializam a educação integral dos alunos

Habilidades são características, aptidões e competências que desenvolvemos e aprendemos ao longo da vida e estão relacionadas aos diversos ambientes aos quais estamos inseridos. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as habilidades devem expressar as aprendizagens essenciais que precisam ser asseguradas aos alunos nas diferentes etapas da educação básica.

“Nesse contexto, é fundamental o papel da escola no processo de desenvolvimento dessas habilidades, sejam elas cognitivas ou socioemocionais. A escola tem hoje a função de contribuir para o desenvolvimento integral de seus alunos, levando em consideração os seus anseios e proporcionando um ambiente de estímulo contínuo ao aprendizado”, diz Fernanda Mendes, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Mater Amabilis.

Ela conta que, no projeto pedagógico do Mater, há um foco grande em promover continuamente o desenvolvimento de múltiplas habilidades em diversas frentes. Nas aulas de música e artes, por exemplo, as crianças trabalham o raciocínio, a criatividade, a autodisciplina, a imaginação e a ampliação dos horizontes culturais. Nas aulas de xadrez, elas desenvolvem o raciocínio lógico e estratégico, a percepção, a paciência e a concentração.

Fernanda cita ainda as olimpíadas de ortografia, leitura e matemática, que estimulam a escrita, o vocabulário, a leitura e o raciocínio lógico-matemático. “Com os estudos do meio e passeios culturais, proporcionamos a ampliação do universo cultural. Nas aulas do Programa Semente, de aprendizagem socioemocional, os alunos se apropriam das ferramentas necessárias para o desenvolvimento do autoconhecimento, do autocontrole e da empatia, entre outras habilidades sociais. E, nas atividades lúdico-esportivas, é exercitada a capacidade de expressão de sentimentos, de afetos e de emoções”, completa.

Além desses aspectos, ela explica que o uso de algumas metodologias de ensino inovadoras, como a sala de aula invertida e a gamificação, tem complementado o projeto pedagógico, tornando a aprendizagem mais significativa e dinâmica.

“Quando as crianças têm acesso a um amplo repertório de vivências, elas desenvolvem habilidades e competências que favorecem sua autonomia não só na escola, mas também em casa ou em qualquer outro ambiente. Isso contribui para que elas se tornem pessoas preparadas para os desafios da vida, capazes de resolver conflitos, solidárias, curiosas, críticas e conscientes”, afirma.

Outro ponto que a professora destaca como essencial é a capacitação dos docentes. “Investimos fortemente na formação continuada dos nossos professores, pois acreditamos que é preciso contar com profissionais que tenham um olhar sensível e atento para identificar as múltiplas habilidades desenvolvidas pelos alunos e saber validá-las e provocá-las durante todo processo”.

Ela lembra de uma frase do educador Paulo Freire, que diz que “ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”. “É essa reflexão que nos permite o fazer e o pensar sobre o fazer. É esse o diferencial do nosso colégio — o compromisso e a capacidade de agir e refletir continuamente sobre a nossa prática”, conclui a professora.