Dia do Professor: educador é essencial na construção de uma sociedade melhor

Além de propiciar o aprendizado dos estudantes, professores têm papel relevante na formação de cidadãos participativos, autônomos e críticos

O Dia do Professor acontece em 15 de outubro e sempre é uma oportunidade para valorizarmos e reconhecermos a importância da figura do educador. Ele tem papel fundamental na formação dos cidadãos e, consequentemente, na transformação da realidade e na construção de uma sociedade melhor.

“É uma profissão muito especial, pois não basta apenas dominar o conhecimento e a técnica de ensinar. É preciso ter empatia e um olhar diferenciado para o aluno, pois ali tem um ser humano que está em formação e você está tendo o privilégio de fazer parte disso”, afirma Eunice Tedesco, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Mater Amabilis.

Ela lembra uma frase do educador Paulo Freire, que dizia que a missão do professor é possibilitar a criação e a produção de conhecimento, e não apenas transmitir o saber. “Essa função de mediador do conhecimento é ainda mais essencial hoje em dia, no contexto das transformações digitais, em que as interações ocorrem de maneira muito mais rápida e dinâmica. Hoje os alunos vêm para a escola com muito mais informações, e o professor deve saber aproveitar isso, orientando e estimulando os estudantes para que eles sejam os protagonistas do seu aprendizado”.

Para isso, segundo ela, o professor tem que ter um comprometimento ativo no processo de educação, o que significa desenvolver novas estratégias de ensino, criar espaços e ambientes propícios e significativos para a aprendizagem e estar antenado com as novas tecnologias.

Eunice também aponta a necessidade de superar os enormes desafios que os educadores enfrentam hoje, dentro e fora da sala de aula. Uma dessas dificuldades é a falta de valorização do profissional pela sociedade, pelo aluno e até pela escola. Outra é lidar com alunos de perfis tão diversos e conseguir atender e estimular a todos.

Outra questão importante, de acordo com ela, é a atualização constante. “A formação contínua é essencial, pois o professor deve estar sempre estudando e se renovando”. Isso inclui desde cursos, como uma pós-graduação ou até mesmo programas mais curtos e online, a palestras e treinamentos que a escola pode oferecer ao seu corpo docente.

“Contribuir para o aprendizado das crianças e dos adolescentes, vê-los se transformando em cidadãos participativos, autônomos e críticos, e aprender com eles é muito gratificante”, finaliza a educadora.