6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Caracterização do Curso
O trabalho realizado nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental do nosso colégio constitui uma continuidade dos propósitos educacionais iniciados e desenvolvidos nas séries iniciais e uma preparação paulatina para a passagem do Ensino Fundamental para o Médio.

O curso funciona das 7h às 12h30, em seis aulas diárias, de 2ª a 6ª feira, para os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos e das 7h às 13h10 para os 9ºs anos. Os alunos passam a ter vários professores para os diferentes componentes curriculares, exigindo-se deles maior responsabilidade e autonomia. Adotamos o Sistema de Ensino Poliedro, em consonância com os nossos objetivos educacionais. Há uma semana de provas a cada trimestre e um testão (conjunto de testes de escolha múltipla) com toda a matéria de todos os componentes da série. E trabalhos de classe e de casa, individuais e ou em grupos, seminários, e todos os tipos de apresentações orais e ou escritas são considerados para compor a nota do trimestre. A cada trimestre encerrado, todos os alunos recebem o boletim em sala de aula.

Durante o ano, oferecemos, regularmente, assessoria de estudo de diferentes componentes curriculares (Matemática, Português, História, Geografia, Ciências), sem ônus para os pais. Não há recuperação paralela de notas, apenas de conteúdos. Há somente recuperação final.

Destacamos, neste segmento de 6º ao 9º ano, uma aula semanal de Convivência em Grupo e uma de Ética e Cidadania, que proporcionam aos alunos momentos de reflexão e discussão sobre os princípios democráticos que orientam a constituição brasileira e norteiam uma desejada vida social e política e, conseqüentemente, a pessoal. E as Práticas de Cidadania (disciplina optativa, à tarde, com registro no boletim e histórico escolar) representam uma iniciação na prática da responsabilidade pelos destinos da vida coletiva, através do projeto de trabalho voluntário, o SOS – projeto que vem sendo reconhecido dentro e fora da nossa instituição, tendo angariado vários prêmios.

Acreditamos que o aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações educativas que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar. Assim, a grade curricular deste segmento privilegia as Artes (teatro, dança, música e Artes Plásticas).

Sempre tendo em vista o aluno como um todo, procuramos praticar a interdisciplinaridade através dos projetos elaborados pela escola e pelos professores (Dia das Mães, dos Pais, Festa dos Avós, Evento Cultural, Mostra de Arte, Festival de Música), como pode ser conferido nas nossas realizações.

Em todos os segmentos de nossa instituição, privilegia-se a leitura como fonte primordial do conhecimento. Assim, estimula-se a leitura de jornais e revistas, trabalha-se um paradidático por mês em língua portuguesa e trimestral ou semestralmente em outras disciplinas.

O laboratório de ciências está inserido dentro da disciplina de Ciências, possibilitando ao aluno ver e praticar no laboratório o que aprendeu nos livros.

Componente Curricular

Nº de aulas semanais

6º ano

7º ano

8º ano

9º ano

Língua Portuguesa

Ciências

Espanhol

Técnicas de Redação

Ética e Cidadania

Convivência em Grupo

Leituras Interdisciplinares

Práticas de Cidadania**

2*

2* Aulas realizadas em período diverso e de caráter optativo.

Rua Josephina Mandotti, 158 - Jd. Maia - Guarulhos - SP
Fone/Fax: 11 3809-2000    CEP: 07115-080