Dia da Terra

Dia da Terra: estímulo à uma mentalidade sustentável deve começar na infância

No Mater Amabilis, o cuidado com o planeta e com os recursos naturais inicia na educação infantil e segue no ensino fundamental e no médio por meio de projetos socioambientais

O Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e preservar a biodiversidade.

Eliz Zancanaro, coordenadora da educação infantil d’O Pequeno Príncipe, que integra o Colégio Mater Amabilis, diz que a ideia de “cuidar do planeta” pode parecer algo muito grande, um tanto utópico e distante da realidade, mas é justamente essa mentalidade sustentável e esse cuidado que precisam ser trabalhados desde cedo com as crianças. “Priorizamos essa visão aqui em nossa escola. Nossos alunos e alunas crescem praticando intensamente essa realidade de uma maneira divertida e prazerosa”.

Segundo a coordenadora, ao receber uma muda de alface, mexer na terra, plantá-la, acompanhar o seu crescimento e depois colher a verdura para fazer um lanchinho saudável ou uma feirinha orgânica, a criança vivencia por semanas um gratificante processo.

“Ela consegue sentir que o seu trabalho é importante e que a cooperação de todos os colegas resultou em uma linda horta. Ela tem a oportunidade de observar o papel de vários bichinhos nessa interação e que todos são essenciais naquele ecossistema para o crescimento dos vegetais”, conta. “Ao usar água diariamente para regar as mudas, por exemplo, a criança também percebe como esse recurso é fundamental para todas as formas de vida”.

Além de mostrar a importância da preservação da natureza, essas vivências e experiências também trabalham as habilidades socioemocionais dos alunos e das alunas, como a observação e a colaboração.

O desenvolvimento dessas competências, sob a perspectiva socioambiental, segue no ensino fundamental e no médio por meio das ações desenvolvidas no SOS Mater, o Serviço de Orientação Social do colégio, que atua nas frentes ambiental, sociocultural e de voluntariado. “É a continuação do que começou na educação infantil, mas incluindo o voluntariado. Os estudantes se mantêm como protagonistas, inclusive na criação dos projetos”, destaca Eliz.

Campanhas para comunidades em vulnerabilidade social, o gerenciamento de resíduos produzidos na escola e o resgate e a valorização da cultura indígena e afrodescendente de Guarulhos são alguns exemplos das iniciativas do SOS Mater. “É o conhecimento sendo colocado em prática, desafiando os alunos e as alunas a solucionarem problemas sociais e ambientais que afetam direta ou indiretamente cada um de nós. Aprender a cuidar da sua comunidade é aprender a cuidar do planeta”, afirma a coordenadora.