Festival de Música abre espaço para alunos mostrarem talento e criatividade

Evento, que ocorreu em 25 de outubro, no anfiteatro do Mater Amabilis, é oportunidade para a escola valorizar habilidades e competências que extrapolam a sala de aula

Na noite de 25 de outubro, sexta-feira, o Anfiteatro Fausto Ferrarezi Portela, do Colégio Mater Amabilis, foi palco de mais um Festival de Música. O evento, realizado pela escola anualmente, é voltado para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que podem se apresentar em grupo, com uma banda ou individualmente, nos segmentos: instrumental, voz e instrumento, ou vocal com playback.

Neste ano, das 50 inscrições recebidas, 18 foram selecionadas. Os candidatos participaram de uma mostra seletiva, em que foram considerados critérios técnicos, como aptidão vocal e instrumental, e também pedagógicos. “Cada vez mais, nós destacamos o caráter pedagógico do festival, e não o competitivo. Incentivamos os alunos a desenvolver suas habilidades artísticas, protagonismo e expressão, além da capacidade de se organizar e montar uma banda”, diz o professor Pedro Muller, coordenador de Ciências Humanas e responsável pelo festival. “Também levamos em conta a inclusão e a diversidade, de modo a propiciar a participação do maior número possível de estudantes.”

Os vencedores desta edição foram dois alunos do 2º ano do Ensino Médio, João Carlos Ribeiro, como melhor instrumentista, e Mariana Satto, na categoria livre. João tocou Bohemian Rhapsody, do Queen, ao piano, e Mariana executou uma canção de autoria própria, Vai Morena, com ukulele (tipo de violão, em geral, com quatro cordas). Além de Muller, a seleção e a premiação também contaram com a participação dos professores Hélio Moreti, Maria Helena Carvalhaes e Sérgio Bechara.

“É fundamental valorizarmos habilidades e competências que não têm espaço na sala de aula. O festival representa um espaço para os alunos mostrarem suas potencialidades e criatividade. Esses talentos precisam ser reconhecidos e respeitados pela escola”, afirma o professor Muller.

O Festival de Música surgiu nos anos 2000, inicialmente como um festival de inglês. Posteriormente, transformou-se num evento de música mais amplo e tem o atual formato desde 2012. Ele é aberto à comunidade, e o ingresso consiste na doação de dois pacotes de leite em pó, para ajudar o SOS Mater, o Serviço de Orientação Social da escola, que realiza atividades de voluntariado.