Ensino Médio do Mater inicia a oferta de Itinerários Formativos

Proposta, alinhada às novas diretrizes educacionais, possibilita que alunos escolham disciplinas de seu interesse dentro das grandes áreas do conhecimento

Dentro da perspectiva do Novo Ensino Médio, uma das novidades são os chamados Itinerários Formativos, um conjunto de disciplinas que os alunos podem escolher dentro de uma das grandes áreas do conhecimento, como linguagens, ciências da natureza, matemática ou ciências humanas.

Anderson Weber, coordenador do ensino médio do Colégio Mater Amabilis, explica que essas disciplinas têm um formato um pouco diferente das matérias tradicionais. “Essas aulas envolvem um pouco mais de pesquisa, projetos, estudos em grupo e atividades direcionadas para momentos após a aula. A ideia é que o professor conduza o aluno durante a aula para o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa que ele vai realizar em outro horário, com o seu grupo de estudo.”

Neste ano, no Mater, serão oferecidas dez disciplinas diferentes dentro das grandes áreas do conhecimento no primeiro semestre e mais dez no segundo semestre. “Os alunos poderão escolher duas agora e outras duas na segunda metade do ano. Em 2022, quando eles chegarem ao 2o ano do ensino médio, terão a opção de escolher mais quatro outros itinerários para que tenham contato com diversas áreas”, diz o coordenador.

Ele destaca que o colégio terá itinerários com enfoque em jornalismo, biotecnologia, imunologia, programação, empreendedorismo e finanças, entre outros temas. O aluno poderá ir transitando por essas disciplinas e tendo contato com várias áreas profissionais ao longo do ensino médio.

O coordenador avalia que uma grande vantagem dos itinerários é permitir que os alunos saibam mais sobre diferentes áreas para poderem se planejar profissionalmente. “Em geral, eles gostam muito de fazer essas escolhas, de ter uma parte da semana em que podem direcionar a atenção para algo que eles têm curiosidade de conhecer ou algo que já conhecem e querem se aprofundar no assunto”, finaliza.