Mater_trabalha leitura com alunos

Mater trabalha leituras em sala de aula que convidam os alunos à reflexão

Nas disciplinas de ética e cidadania, filosofia e sociologia são propostos textos que possibilitam discussões diversas e despertam o senso crítico dos estudantes

Proporcionar uma educação completa para seus alunos é uma das missões do Colégio Mater Amabilis. No que se refere às atividades culturais, há uma oferta grande de opções e um trabalho importante de incentivo à leitura e formação de leitores. Além das obras vistas em língua portuguesa e literatura, as aulas de ética e cidadania, filosofia e sociologia trazem propostas de textos que possibilitam debates variados e estimulam a reflexão e o pensamento crítico. A professora Maria Helena Carvalhais, que leciona essas disciplinas no colégio, conta sobre as propostas de leitura que realiza junto aos estudantes.

No curso de ética e cidadania, para a turma do 9o ano, ela tem trabalhado o livro Sobre a Tirania: 20 lições do século XX para o presente, do historiador norte-americano Timothy Snyder. “O autor analisa algumas características dos modelos de governo totalitários, enfatiza o nazifascismo e comenta sobre o stalinismo na União Soviética. Ele mostra como as instituições democráticas começam a se fragmentar e como é importante as pessoas manterem uma postura de preocupação com a democracia e com os direitos humanos fundamentais”, diz.

Já no ensino médio, as aulas de filosofia seguem uma programação cronológica. “Lemos sobre o que é filosofia e o hábito de filosofar, e um dos textos que mais chama a atenção dos alunos é A Alegoria da Caverna, de Platão. A gente tenta fazer um diálogo entre esse texto e questões da atualidade”.

No segundo ano, é trabalhada a filosofia moderna, com O Príncipe, de Maquiavel. Os estudantes também leem trechos de Meditações Metafísicas, de René Descartes. “São leituras densas”, comenta.

No terceiro ano, quando o conteúdo se aproxima da filosofia contemporânea, os alunos costumam se interessar pelas obras de Nietzsche e pelas discussões sobre Freud. “Recentemente, indiquei Demian, do autor Hermann Hesse, que traz questões que também estão presentes na filosofia de Nietzsche”, explica a professora.

Ainda no 3o ano do ensino médio também são vistos O Processo, de Franz Kafka, e O Estrangeiro, de Albert Camus, obras literárias que oferecem uma perspectiva filosófica. Do curso avançado de filosofia e sociologia, ela cita Mulheres, raça e classe, de Angela Davis.

“São livros indicados para os alunos do ensino médio, preferencialmente para quem está mais perto do momento do vestibular, pois trazem uma bagagem bastante crítica que é fundamental para a formação integral dos estudantes”, conclui Maria Helena.