Mudanças de ciclo escolar são celebradas no Mater Amabilis

Entre novembro e dezembro, o colégio realiza eventos para marcar as passagens de níveis de ensino, como a formatura do pré e a viagem do 9º ano do Fundamental

O fechamento de um ciclo escolar é sempre uma oportunidade para celebrar os aprendizados e conquistas obtidos e se preparar para os novos desafios que virão. No Colégio Mater Amabilis, o fim do mês de novembro e a chegada de dezembro marcam as comemorações de encerramento da Educação Infantil, com a formatura do pré, e do Ensino Fundamental (EF), com a viagem do 9º ano.

As festas de formatura do pré acontecerão em duas noites — 16 e 17 de dezembro — sendo um dia para as turmas de cada um dos períodos (manhã e tarde). Em cada evento, haverá a apresentação da banda dos alunos, a entrega dos diplomas, com juramento e oradores, e a encenação de duas peças teatrais — A formiguinha e a neve e um presépio vivo. Na banda, as crianças vão tocar instrumentos, como guizo, coco, chocalho, triângulo e pau de chuva, e cantar músicas natalinas, entre outras.

“Todo o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano culmina na formatura. A ideia é mostrar para os pais e familiares um pouco do que fizemos e homenagear todo o caminho que os alunos percorreram”, diz Celma Rodrigues Kuhl, vice-diretora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do 1° ano do EF.

Valorizar as experiências vividas com o grupo durante toda uma etapa de estudo também norteia os três eventos que celebram o final do 9º ano: o churrasco para os alunos realizado na escola, a noite em que eles passam acampados também no próprio colégio, com atividades e brincadeiras, e a viagem de formatura para o Club Med Lake Paradise, um resort localizado em Mogi das Cruzes (SP), que acontecerá em 18 de dezembro.

“Achamos importante essas comemorações não focarem apenas na transição acadêmica, mas em algo maior, em tudo o que os alunos viveram e aprenderam durante o Ensino Fundamental, sob a perspectiva emocional e afetiva. Assim, pontuamos o fim de um ciclo e eles se preparam para os desafios de uma nova etapa que vai começar”, afirma Pedro Muller, professor de História e coordenador de Ciências Humanas do 9º ano do EF ao Ensino Médio.