Orientação Pedagógica é fundamental em todas as fases da vida escolar

Área faz a mediação entre alunos, escola e família para garantir o pleno desenvolvimento do estudante

A orientação pedagógica consiste, principalmente, no apoio dado ao aluno, com o objetivo de auxiliá-lo em seu desenvolvimento, mediando as relações com a escola e a família. Para isso, ouve, dialoga e dá orientações aos estudantes em relação à organização e aos hábitos de estudo, visando contribuir para o seu crescimento pessoal e melhoria do aprendizado.

“Um foco importante é o trabalho com as habilidades socioemocionais, fundamentais para o desenvolvimento social, emocional e psicológico dos alunos, para que possam se tornar indivíduos críticos, conscientes da sua responsabilidade social e intelectualmente preparados para conviver e viver em sociedade”, diz Yvete Vitorazzo Abiuzi, coordenadora da Orientação Educacional do Colégio Mater Amabilis.

Em cada uma das fases e aspectos da vida escolar, o orientador pedagógico vai ajudar o estudante no que diz respeito a escolhas, relacionamentos, vivências familiares e conscientização sobre a importância do conhecimento formal e informal no mundo atual.

“Na Educação Infantil, por exemplo, muitas vezes esse apoio é necessário para lidar com as dificuldades que podem surgir no processo de alfabetização. No Ensino Médio, em relação à escolha profissional, o orientador deve oportunizar ao aluno o conhecimento das diversas opções e do mundo do trabalho, de forma que possa se organizar para a vida em sociedade”, explica a coordenadora.

Na relação entre alunos, essa mediação também é essencial, pois o orientador vai trabalhar a importância do respeito, da liberdade de expressão, da individualidade e da empatia, intermediando eventuais conflitos de relacionamento, opiniões, crenças e ideias. “Na inclusão de estudantes com necessidades especiais, essa assistência vai garantir igualdade de condições para o acesso, a participação e a permanência de todos os alunos com demandas específicas no ambiente escolar”, afirma.

O trabalho desenvolvido na orientação pedagógica, no entanto, não mira somente os estudantes. Também ajuda os professores na mediação e na solução dos conflitos em sala de aula e a lidar com as dificuldades de aprendizagem. “É fundamental para o professor ter esse apoio para poder compreender melhor o comportamento do aluno e as suas dificuldades, sejam elas relacionadas à aprendizagem ou às angústia, aos desejos e aos anseios próprias da adolescência”, completa a coordenadora.