Período de quarentena: veja atividades para realizar em família

Confira algumas sugestões do que pode ser feito em casa durante o período de isolamento social para entreter as crianças e adolescentes e estreitar os laços entre pais e filhos

Para enfrentar a crise de saúde pública provocada pela pandemia no novo coronavírus, uma das orientações das autoridades de saúde é manter o distanciamento social. Com a suspensão das aulas presenciais e do funcionamento das atividades não essenciais, muitas famílias estão em casa. Entreter as crianças e os adolescentes pode ser um desafio.

Para Yvete Vitorazzo Abiuzi, coordenadora da orientação educacional do Colégio Mater Amabilis, esse momento de confinamento pode representar uma oportunidade de pais e filhos estarem juntos. “Trocar experiências e informações e não ficar cada um isolado no seu canto, apenas usando o celular, ajuda a passar por essa situação e a evitar um sentimento de abandono. Essa união também é importante para estreitar os laços familiares”, diz. A coordenadora sugere algumas maneiras de unir pais e filhos nesse momento:

História ilustrada da família

As crianças e adolescentes certamente gostarão de saber mais sobre a origem dos avós e bisavós. Eles eram imigrantes? De qual país vieram? O que faziam? A ideia é contar essa história e, se possível, ilustrar com fotos dessas pessoas. Também é interessante elaborar uma árvore genealógica mostrando como a família se formou até chegar nas crianças.

Relembrando momentos marcantes

Ainda no clima de recordações afetivas, que tal buscar os álbuns (ou as fotos digitais) de quando as crianças eram pequenas e lembrar das passagens mais importantes? Quando eles nasceram, a fase de bebê, o primeiro aniversário, o início da vida escolar, os passeios ou viagens mais interessantes. Todos vão se divertir revivendo esses momentos.

Festival de jogos

Com a nossa vida dominada por celular e mídias digitais, os jogos de tabuleiro podem estar esquecidos no armário. Então, é hora de resgatar esses brinquedos e reunir todos para jogar. Uma ideia é fazer uma sequência de diferentes jogos, marcando a pontuação de cada membro da família. Vale também incluir STOP e baralho.

Hora da conversa

Escolha um horário do dia — depois do almoço ou depois do jantar, por exemplo — para a família sentar junto e conversar sobre um determinado tema. Cada dia, uma pessoa escolhe e apresenta um ponto de partida para esse debate. Pode ser uma música, uma poesia, um trecho de um texto, um vídeo da internet ou simplesmente um assunto de interesse. Mas todos devem dar suas impressões.

Família em movimento

Se não dá para ir às aulas de esporte ou à academia, a solução pode ser fazer alguns exercícios e alongamentos em casa mesmo. Afaste os móveis ou escolha um ambiente espaçoso, coloque roupas confortáveis e convoque todos a se exercitarem. Sugestões de atividades físicas podem ser encontradas em sites especializados. Também há bons tutoriais de ioga e pilates no YouTube.

Mão na massa na cozinha

Além de ser uma atividade lúdica, preparar um almoço em família, ou mesmo um lanche ou sobremesa, é uma ótima forma de exercitar a cooperação. A família pode decidir junto o cardápio e dividir as tarefas do preparo — e da limpeza também. Na internet há várias opções de receitas, e a atividade conjunta pode ser repetida algumas vezes na semana.