O Ensino Fundamental I do Colégio Mater Amabilis tem seus objetivos baseados numa formação geral garantindo o desenvolvimento de seus alunos, suas aptidões, capacidade de raciocínio, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética. Deve se assegurar o saber e o saber fazer, a teoria e a vivência, o desenvolvimento físico, motor e artístico, atitudes visando à formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na sociedade.

Os alunos dos 2º e 3º anos possuem 5 aulas diárias no horário das 7h25 às 12h20 (manhã) ou das 13h25 às 18h15 (tarde) e os alunos dos 4º e 5º anos possuem 6 aulas diárias no horário das 7h10 às 12h45 (4º e 5º anos) ou das 12h35 às 18h15 (4º ano).

Durante o ano, oferecemos, regularmente, sem ônus para os pais, assessoria de estudo em Português e Matemática e um projeto de alfabetização para os alunos que chegam ao 2º ano com defasagem, no primeiro semestre. Temos, também, o estudo assistido, que tem como objetivo o auxílio ao aluno na organização dos estudos e realização de tarefas escolares, este com um custo para os pais.

Contamos com um setor de orientação educacional que trabalha no apoio e assistência ao aluno, professor e famílias.

O Ensino Fundamental I, em nosso colégio, exerce uma função socializadora que se remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural. Acreditamos que é nessa dupla determinação que os indivíduos se constroem como pessoas iguais e, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras.

Para que esta proposta seja realizada, a instituição escolar garante um conjunto de práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva.

Nesse contexto, além das disciplinas regulares da grade curricular, nosso colégio estabeleceu, dentro da base diversificada, as seguintes disciplinas: Convivência, em que a aprendizagem de valores e atitudes é feita de forma coletiva ou individual, destacando sempre as relações interpessoais; a Educação Musical e a Arte-educação, disciplinas que visam ao desenvolvimento de potencialidades como percepção, reflexão, curiosidade, sensibilidade, imaginação, intuição e flexibilidade; a Educação Física, em que, embora os aspectos corporais sejam mais evidentes, mais facilmente observáveis e a aprendizagem esteja vinculada à experiência prática, o aluno é considerado como um todo, e os aspectos cognitivos, afetivos e corporais estão inter-relacionados em todas as situações; o Inglês, que busca despertar em nossos alunos o gosto e o interesse pela língua estrangeira, cujo domínio irá condicionar a qualidade de sua vida e carreira futura; o Xadrez, atuando no desenvolvimento do raciocínio-lógico e estratégico, da percepção, paciência e concentração. Os alunos dos 4º e 5º anos contam também com aulas de Ética e Cidadania, que proporcionam aos alunos momentos de reflexão e discussão sobre os princípios democráticos que orientam a constituição brasileira e norteiam uma desejada vida social e política e, consequentemente, a pessoal, e Educação Tecnológica, que visa reconhecer e identificar a influência dos objetos e sistemas tecnológicos, como resposta às necessidades humanas.

Em todos os segmentos de nossa instituição, privilegia-se a leitura como fonte primordial do conhecimento. Assim, estimula-se a leitura de jornais e revistas e livros paradidáticos abrangendo assuntos de várias disciplinas.

O uso dos laboratórios de Ciências e Matemática praticam o fazer concreto, ou seja, nesses espaços, os alunos são convidados a construir e aplicar seus conceitos.

Alguns projetos interdisciplinares permeiam a Grade Curricular como uma prática educacional em que o aluno participa ativamente da construção do seu conhecimento e de suas competências, habilidades, atitudes e valores, como, por exemplo, no 2º ano, o de Amigos da Turma; no 3º ano, Água; no 4º ano, Índios e, no 5º, o Sarau de Poesias; além desses, para todas as séries, o projeto Jornal na Sala de Aula, a Maratona de Ortografia, no 1º semestre, e a Olimpíada de Matemática, no 2º semestre.

Componente Curricular:

2º e 3º ANO