O trabalho realizado nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental do nosso colégio constitui uma continuidade dos propósitos educacionais iniciados e desenvolvidos nas séries iniciais e uma preparação paulatina para a passagem do Ensino Fundamental para o Médio.

O curso funciona das 7h10 às 13h, em seis aulas diárias, de 2ª a 6ª feira, para os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos, com dois intervalos e, das 7h às 13h15, para os 9ºs anos, com três intervalos. Os alunos passam a ter vários professores para os diferentes componentes curriculares, exigindo-se deles maior responsabilidade e autonomia.

Adotamos o Sistema de Ensino Poliedro, em consonância com os nossos objetivos educacionais. Há uma semana de provas a cada trimestre e um testão (conjunto de testes de escolha múltipla) com toda a matéria de todos os componentes da série. E trabalhos de classe e de casa, individuais e ou em grupos, seminários, e todos os tipos de apresentações orais e ou escritas são considerados para compor a nota do trimestre. A cada trimestre encerrado, todos os alunos recebem o boletim em sala de aula.

Durante o ano, em horário inverso das aulas, oferecemos, regularmente, assessoria de estudo (plantões) de diferentes componentes curriculares (Matemática, Português, História, Geografia, Ciências), e Avançados de Matemática, Ciências e Cinema, sem ônus para os pais. Não há recuperação paralela de notas, apenas de conteúdos. Há somente recuperação final.

Destacamos, neste segmento de 6º ao 9º ano, uma aula semanal de Convivência em Grupo e uma de Ética e Cidadania, que proporcionam aos alunos momentos de reflexão e discussão sobre os princípios democráticos que orientam a constituição brasileira e norteiam uma desejada vida social e política e, conseqüentemente, a pessoal. E as Práticas de Cidadania (disciplina optativa, à tarde, com registro no boletim e histórico escolar) representam uma iniciação na prática da responsabilidade pelos destinos da vida coletiva, através do projeto de trabalho voluntário, o SOS - projeto que vem sendo reconhecido dentro e fora da nossa instituição, tendo angariado vários prêmios.

Acreditamos que o aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são ações educativas que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar. Assim, a grade curricular deste segmento privilegia as Artes (teatro, dança, música e Artes Plásticas) e o Colégio promove anualmente a Mostra de Arte.

Sempre tendo em vista o aluno como um todo, procuramos praticar a interdisciplinaridade através dos projetos elaborados pela escola e pelos professores (Dia das Mães, dos Pais, Festa dos Avós, Evento Cultural, Estudo do Meio, visitas a museus e exposições, Mostra de Arte, Festival de Música), como pode ser conferido nas nossas realizações.

Em todos os segmentos de nossa instituição, privilegia-se a leitura como fonte primordial do conhecimento. Assim, estimula-se a leitura de jornais e revistas, trabalha-se um paradidático por mês em língua portuguesa e trimestral ou semestralmente em outras disciplinas.

O laboratório de ciências está inserido dentro da disciplina de Ciências, possibilitando ao aluno ver e praticar no laboratório o que aprendeu nos livros.

Componentes Curriculares:

6º ANO
Convivência em Grupo: 1 aula semanal
Prática de Cidadania: 2 aulas realizadas em período diverso e de caráter optativo.

7º ANO

8º ANO
Convivência em Grupo: 1 aula semanal
Práticas de Cidadania: 2 aulas realizadas em período diverso e de caráter optativo.

9º ANO
Ciências: 6 aulas semanais