Como aprender com os resultados dos vestibulares?

Desempenho pode ser parâmetro para aluno compreender suas dificuldades, identificar lacunas na aprendizagem e aperfeiçoar estratégias de estudo para o ano seguinte

Ano de vestibular é um período que exige muito estudo e dedicação, mas também representa uma experiência rica e desafiadora, que traz muitos aprendizados. Mesmo aqueles que não forem aprovados nos processos seletivos para os quais se inscreveram têm muito a ganhar com essa vivência.

“O aluno que fez o vestibular como treineiro ou que não passou, e tentará novamente no final de 2021, ele pode aprender muito com o desempenho que teve no atual vestibular”, diz Anderson Weber, coordenador do ensino médio do Colégio Mater Amabilis.

Ele explica que o estudante que chega até a segunda fase dos grandes vestibulares — como Fuvest, Unicamp e Unesp — recebe um boletim de desempenho, que mostra como ele está em cada uma das áreas. Com isso, ele pode verificar onde tem espaço para se aprimorar e assim se preparar melhor para os próximos exames.

“Um treineiro para o vestibular de Medicina, por exemplo, pode perceber que teve um desempenho bom em biologia e química, mas que ficou abaixo da média em física. Então, ele pode se dedicar neste ano de 2021 para reforçar os conhecimentos nessa matéria e ir atrás dos conteúdos que deixou de aprender em 2020.”

Para o coordenador, é muito importante que o estudante olhe para os resultados deste ano, valorize os acertos e continue se desenvolvendo no que já sabe, mas também veja onde estão as lacunas. “Analisar os resultados do vestibular é fundamental para compreender dificuldades, fazer um autodiagnóstico e aprimorar estratégias de estudo. Esses fatores com certeza vão contribuir para ter melhor desempenho e sucesso no final de 2021.”