Yoga proporciona harmonia física, mental e espiritual

Colégio Mater Amabilis oferece a prática para alunos do Ensino Médio e comunidade

A yoga, prática que surgiu na Índia há mais de 5.000 anos e que integra posturas, exercícios físicos e técnicas de meditação e respiração, entre outros aspectos, é uma das atividades oferecidas pelo Colégio Mater Amabilis aos estudantes do Ensino Médio e comunidade — pais, familiares e funcionários. As aulas são gratuitas e acontecem uma vez por semana, com a duração de uma hora.

“Quando bem praticada, com orientação e de forma metódica, a yoga é uma ferramenta importante de autoconhecimento, que nos faz entrar em contato com nosso interior”, diz Cristiano de Gouveia Alves, coordenador de esportes do colégio.

Ele explica que, entre os benefícios da atividade, estão o fortalecimento físico, o desenvolvimento da coordenação motora e da flexibilidade, além da melhora da postura, da respiração e da circulação do fluxo sanguíneo.

Como a yoga também proporciona maior concentração e controle da mente e melhora a memória e a cognição, ela pode ser uma importante aliada dos estudantes, principalmente do final do Ensino Médio, quando estão na reta final dos estudos e se preparando para exames e vestibulares. “Além de tudo, é uma atividade prazerosa para espairecer e relaxar, que vai contribuir também com a diminuição do stress e a questão do sono.”

O coordenador aponta, ainda, que os efeitos positivos da yoga vão além dos aspectos físicos. “Ela trabalha vários eixos de modo integrado e nos traz equilíbrio, o que é fundamental no mundo de hoje”.