Berçário

Proposta Pedagógica

Através de atividades lúdicas, proporcionamos aos educandos experiências para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, motor e emocional, através de uma aprendizagem dinâmica, global e significativa.

Os conteúdos pedagógicos são trabalhados de acordo com a fase de desenvolvimento da criança, através da exploração do meio em que ela está inserida e, principalmente, através do ato de brincar, que possibilita o desenvolvimento de atividades que contemplam a autoimagem, a autoestima e o autoconhecimento.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, desde o Berçário, devem ser assegurados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. São eles:  conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses direitos estão vinculados em uma concepção de educar e cuidar, atuando de maneira complementar à educação dos bebês, que envolvem aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.

Componentes Curriculares

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito das quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, que são:

  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Oralidade e escrita;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Orientação Pedagógica

O setor de orientação tem por objetivo observar e acompanhar as crianças em suas fases de desenvolvimento, tanto no aspecto comportamental como no emocional.

A escola dispõe de um orientador especialista, que faz as orientações necessárias para famílias e professores, solicitando também, se for o caso, acompanhamento com profissionais especialistas na área.

Projetos

Convivência

Acreditamos que o respeito constitui o sentimento fundamental que possibilita o desenvolvimento de noções morais e éticas. Através deste projeto, procuramos sensibilizar as crianças com atividades que elas pratiquem regras de convívio com o meio, observando e compreendendo as diferenças de comportamentos.

Meio Ambiente

Diante da importância de tratarmos o assunto ambiental com responsabilidade, desde os primeiros anos escolares, o projeto visa facilitar o entendimento das crianças sobre o assunto e estimular seu interesse pela preservação da natureza, incitando-as para atitudes conscientes e positivas.

Ciranda da Leitura

O incentivo e o gosto pela leitura começam nos primeiros passos da criança. Se acostumada a ouvir histórias, poderá ser uma excelente leitora e, consequentemente, irá adquirir um vasto e rico vocabulário, contribuindo para o desenvolvimento de outras habilidades, como a escrita.

Dia do Brinquedo

Para desenvolver atividades que incentivem o pensar lúdico, a criatividade, a cooperação e interação, todas as crianças são incentivadas a trazer, às sextas-ferias, um brinquedo para utilizar no parque, quadra, brinquedoteca ou pátio, em atividades livres diversas.

Família

A família é, sem dúvida, o principal agente socializador da criança, enquanto pequena. É dos pais a responsabilidade de auxiliar os filhos a desenvolverem comportamentos aceitáveis nos grupos sociais a que pertencem.

O tipo de ambiente familiar em que a criança está inserida resultará, na prática do dia a dia, em sua maior ou menor capacidade de enfrentar situações, influenciando também no conceito que ela tem de si mesma.

Pais que adotam uma prática disciplinar com base no respeito mútuo, na imposição de limites, no diálogo e principalmente no amor, obtêm resultados significativos, criando uma atmosfera familiar que contribuirá positivamente na formação integral da criança, tornando-a um adulto competente, autônomo, com autoestima, equilíbrio emocional e, acima de tudo, um adulto feliz.

Preocupada com esta questão, nossa instituição criou um projeto que proporciona aos pais uma ação reflexiva, possibilitando que determinadas atitudes e decisões por eles adotadas sejam revistas, com o intuito de aprimorar as relações familiares e favorecer positivamente a formação integral de seu filho. Tais ações reflexivas são oportunizadas por textos selecionados e encaminhados mensalmente aos pais, via aplicativo, pela escola, a qual busca estruturar as relações construtivas entre família e escola.

Acreditamos que os relacionamentos desenvolvidos no seio familiar são a base essencial para a formação da criança, que será capaz de conviver harmoniosamente com seus semelhantes e, principalmente, com ela mesma.

Inglês

Desenvolvemos atividades diárias de vivência na língua inglesa, proporcionando o contato com o idioma desde os primeiros meses de idade.

Eu e Deus

Tratar a religião no sentido confessional na escola é um assunto cada vez mais delicado, devido à diversidade de crenças e credos existentes. Face a essas diferenças, este projeto busca trabalhar a cultura religiosa com as crianças, respeitando todas as crenças.

Cursos e Períodos

Berçário I (a partir 4 meses) e Berçário II (1 ano completo até 31/mar)

Manhã: 7h às 12h
Tarde: 13h às 18h
Integral: 7h às 18h

Período Integral

Com o objetivo de atender às necessidades e ao bem-estar dos alunos e famílias, a Escola O Pequeno Príncipe e o Colégio Mater Amabilis disponibilizam o Período Integral para alunos do Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

No Período Integral, os alunos convivem em grupos, com faixa etária aproximada, sob a supervisão de educadores e monitores. As atividades aplicadas buscam facilitar a socialização, integração, autonomia e aprendizagem. Algumas delas são:

Descanso: Momento de relaxamento;

Atividades Lúdicas: Atividades diversas, com jogos infantis, brincadeiras antigas e contemporâneas e brinquedos diversos;

Higiene: Escovação dental;

Parque: Atividades livres;

Sala de Leitura: Contação de histórias com fantoches e manuseio de livros pelos alunos;

Brinquedoteca: Sala lúdica para alunos se divertirem com diferentes tipos de jogos e brinquedos;

Sala de Estimulação Psicomotora: Momento onde as crianças recebem a devida estimulação necessária para a sua faixa etária;

Hora do Conto: Histórias contadas pelas professoras, diariamente

Solário: Momento que os alunos apreciam o contato com a luz natural.