Ensino Infantil

Proposta Pedagógica

Humanizar e valorizar as atitudes infantis, incentivando a autoestima e o respeito mútuo, entre alunos, professores e comunidade é a meta maior a que se propõe a Escola de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, quando procura formar crianças autônomas, capazes de vivenciar a responsabilidade, a solidariedade, o companheirismo.

Nossos princípios filosóficos visam, portanto, proporcionar às crianças a capacidade de compartilhar com outras experiências e situações que tragam alegria e prazer, em que são aceitas e estimadas e seus esforços reconhecidos. A capacidade de expressarem-se nos aspectos físico, emocional e afetivo, demonstrando seus sentimentos. Que se tornem íntegras, aprendendo a ser e conviver consigo próprias, com os demais e o próprio ambiente de maneira articulada e gradual, percebendo as diferenças individuais.

Procuramos incitar princípios e valores às nossas crianças, dando a elas momentos alegres e descontraídos. Com isso, desejamos que elas se tornem pessoas mais felizes, mais humanas, mais livres e mais criativas.

Componentes Curriculares

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito das quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, que são:

  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Oralidade e escrita;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Neste ciclo, os alunos da E.E.I O Pequeno Príncipe também têm aulas de Inglês todos os dias, Musicalização e Educação Artística semanalmente e Educação Física duas vezes por semana. A partir do 1º ano, as crianças passam a ter aulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

Também utilizam a Sala de Informática rotineiramente, como instrumento pedagógico para as atividades.

Orientação Pedagógica

A orientação do colégio trabalha no apoio e assistência ao aluno, professor e família, ou seja, com as pessoas que interagem com o aluno e o acompanham nos aspectos cognitivos, psicomotores, sociais e afetivos, objetivando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Seu objetivo fundamental é orientar e acompanhar os alunos dentro e fora da sala de aula, a fim de propiciar-lhes condições para que desenvolvam sua autoestima, estabeleçam e ampliem suas relações sociais, respeitando a diferença do outro e desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e autonomia.

Cada ciclo de ensino possui orientadores especialistas, que acompanham a rotina dos alunos na escola e também atendem educandos, professores e famílias. Os agendamentos podem ser feitos através da agenda do aluno.

Projetos

Convivência

Acreditamos que o respeito constitui o sentimento fundamental que possibilita o desenvolvimento de noções morais e éticas. Através deste projeto, procuramos sensibilizar as crianças com atividades que elas pratiquem regras de convívio com o meio, observando e compreendendo as diferenças de comportamentos.

Horta

Neste projeto, temos como principais objetivos incentivas nas crianças o gosto pelo plantio, oportunizar o contato com a terra e mostrar a importância das hortaliças para a nossa saúde. Diariamente as crianças visitam a horta, observando seu desenvolvimento e dispensando a ela os devidos cuidados, como regas e adubação, e periodicamente participam do plantio e da colheita.

Meio Ambiente

Diante da importância de tratarmos o assunto ambiental com responsabilidade, desde os primeiros anos escolares, o projeto visa facilitar o entendimento das crianças sobre o assunto e estimular seu interesse pela preservação da natureza, incitando-as para atitudes conscientes e positivas.

Ciranda da Leitura

O incentivo e o gosto pela leitura começam nos primeiros passos da criança. Se acostumada a ouvir histórias, poderá ser uma excelente leitora e, consequentemente, irá adquirir um vasto e rico vocabulário, contribuindo para o desenvolvimento de outras habilidades, como a escrita.

Dia do Brinquedo

Para desenvolver atividades que incentivem o pensar lúdico, a criatividade, a cooperação e interação, todas as crianças são incentivadas a trazer, às sextas-ferias, um brinquedo para utilizar no parque, quadra, brinquedoteca ou pátio, em atividades livres diversas.

Artes

A arte está muito presente no dia a dia da vida infantil, com desenhos, pinturas e diversas outras atividades que a todo momento expoem os sentimentos, as emoções e a criatividade da criança.

Com este projeto, a criança terá a oportunidade de apreciar, de conhecer, de fazer arte, de ampliar o entendimento do mundo em que vive, conhecendo artistas como Claude Monet, Picasso, Miró, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Frans Krajcberg, Luciano Martins, Nina Pandolfo, Maurício de Sousa, entre outros. A conclusão do projeto ocorre com a Mostra de Artes, evento que ocorre ao final do ano letivo e expoe os trabalhos realizados pelo aluno ao longo do ano.

Família é na escola

A família é o principal agente socializador da criança enquanto pequena. É dos pais a responsabilidade de auxiliar os filhos a desenvolverem comportamentos coerentes aos grupos sociais a que pertencem, enquanto que, na escola, tudo que ela vivencia é levado para o seu dia a dia.

O projeto Família é na escola tem como principal objetivo alinhar as responsabilidades na educação da criança, aproximando as famílias e a escola com diálogo e troca de experiências. As atividades englobam atividades pedagógicas dentro da escola com a participação das famílias e com a curadoria de textos que são enviados pela escola, a fim de mostrar como a nossa proposta pedagógica realmente acontece no dia a dia e trabalha na formação integral do aluno.

Eu e Deus

Tratar a religião no sentido confessional na escola é um assunto cada vez mais delicado, devido à diversidade de crenças e credos existentes. Face a essas diferenças, este projeto busca trabalhar a cultura religiosa com as crianças, respeitando todas as crenças.

Atividades Extras

O colégio também oferece diversas atividades extracurriculares, a fim de atender demandas diversificadas e complementar a rotina dos alunos e famílias.

Dança e Judô

Os alunos do Ensino Infantil podem participar de aulas de judô e de dança, que acontecem logo após o período regular de aulas. As atividades são semanais, e acontecem com professores especialistas no tema e na faixa etária.

Coral e Teatro

A consciência estética de jovens e adultos é elaborada no cotidiano, nas suas vivências, daí a necessidade de propiciar, no contexto escolar, oportunidades de criação e apreciação musicais significativas. Construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o participante poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a arte traz ao ser humano.

Pensando nisso, o colégio oferece aulas de Coral e Teatro para alunos (a partir do Ensino Fundamental), famílias e colaboradores. Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Esportes, telefone 11 3809.2040.

Cel.Lep e Projeto Sonoro

O colégio também oferece parcerias que complementam a experiência do aluno em sua formação. Para o Ensino Infantil, os alunos podem iniciar aulas de inglês com o Cel.Lep In-School, que possui materiais didáticos personalizados para cada faixa etária, e também aulas de musicalização com a escola Projeto Sonoro, que atende crianças a partir de 2 anos.

Para mais informações, clique aqui.

Cursos e Períodos

Minimaternal

(Para alunos com idade de 2 anos completos até 30/03)

Manhã: 7h10 às 11h30
Tarde: 13h10 às 17h15
Integral: 7h10 às 18h

Maternal

(Para alunos com idade de 3 anos completos até 30/03)

Manhã: 7h10 às 11h30
Tarde: 13h10 às 17h15
Integral: 7h10 às 18h

Pré I

(Para alunos com idade de 4 anos completos até 30/03)

Manhã: 7h10 às 11h35
Tarde: 13h10 às 17h35
Integral: 7h10 às 18h

Pré II

(Para alunos com idade de 5 anos completos até 30/03)

Manhã: 7h10 às 11h40
Tarde: 13h10 às 17h40
Integral: 7h10 às 18h

1º Ano

(Para alunos com idade de 6 anos completos até 30/03)

Manhã: 7h10 às 12h10
Tarde: 13h10 às 18h10
Integral: 7h10 às 18h

Período Integral

Com o objetivo de atender às necessidades e ao bem-estar dos alunos e famílias, a Escola O Pequeno Príncipe e o Colégio Mater Amabilis disponibilizam o Período Integral para alunos do Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

No Período Integral, os alunos convivem em grupos, com faixa etária aproximada, sob a supervisão de educadores e monitores. As atividades aplicadas buscam facilitar a socialização, integração, autonomia e aprendizagem. Algumas delas são:

Almoço e Lanches: Refeições diárias preparadas na cozinha escolar, com a supervisão de uma nutricionista responsável pela elaboração do cardápio. O cardápio é disponibilizado no aplicativo da escola;

Descanso: Momento de relaxamento;

Atividades Lúdicas: Atividades diversas, com jogos infantis, brincadeiras antigas e contemporâneas e brinquedos diversos;

Higiene: Escovação dental;

Tarefa: Auxílio na realização da tarefa enviada pela professora do curso regular;

Parque: Atividades livres;

Esporte: Aulas aplicadas por professores especialistas, três vezes por semana;

Mais oficinas diversas aplicadas por professores especialistas, como Artes e Musicalização, Inglês, Culinária, Sala de Leitura, Brinquedoteca e Hora do Conto.