Ensino Fundamental I

Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental I do Colégio Mater Amabilis tem seus objetivos baseados numa formação geral garantindo o desenvolvimento de seus alunos, sua aptidões, capacidade de raciocínio, espirito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética. Buscamos assegurar o saber e o saber fazer, a teoria e a vivência, o desenvolvimento físico, motor e artístico e atitudes visando à formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na sociedade.

O Ensino Fundamental I, em nosso colégio, exerce uma função socializadora que se remete a dois aspectos: o desenvolvimento individual e o contexto social e cultural. Acreditamos que é nessa dupla determinação que os indivíduos se constroem como pessoas iguais e, ao mesmo tempo diferentes de todas as outras.

Componentes Curriculares

Os alunos do Ensino Fundamental I possuem 6 aulas diárias, divididas conforme a grade horária:

Componentes CurricularesNúmero de aulas por semana
2º ano3º ano4º ano5º ano
LinguagensLíngua Portuguesa6677
Inglês (Cel.Lep)5555
Educação Física2222
Artes1111
Musicalização1111
MatemáticaMatemática6666
Xadrez1111
Ciências da NaturezaCiências2222
Ciências HumanasHistória2222
Geografia2222
Educação Socioemocional (Programa Semente)1111


Clique para Ampliar

Sistema de Ensino Poliedro

Adotamos o material didático do Sistema de Educação Poliedro desde o  1º ano do Ensino Fundamental I até o 3º ano do Ensino Médio, em total consonância com nossos objetivos educacionais. Através de uma parceria que se fortifica a cada dia, e que vai muito além do material didático, o Poliedro atua conosco em soluções educacionais que vão do desenvolvimento de aulas até a preparação de conteúdo e formação de docentes, colocando a transparência e o compromisso com a excelência como pontos-chave para a parceria.

Solução Bilíngue Cel.Lep

A escola oferece, em parceria com o Cel.Lep, aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, aulas de inglês 5 vezes por semana, com material e curadoria Cel.Lep, dentro da grade horária. O programa proporciona ao aluno a plena capacidade de, ao final do 9º ano, alcançar uma certificação Cambridge English, exame de proficiência da língua reconhecimento internacionalmente e aceito em mais de 20.000 universidades, instituições de empregadores e governos no mundo todo.

Programa Semente

O programa de aprendizagem emocional, desenvolvido aula por aula pelo Programa Semente, busca desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos, fornecendo as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do autoconhecimento, autocontrole, empatia e habilidades sociais. Com aulas semanais para o Ensino Fundamental e Médio, contribui para que os alunos se tornem pessoas preparadas para os desafios da vida, capazes de resolver conflitos, solidários, capacitados e conscientes.

Artes e Musicalização

As aulas de Artes e Musicalização, no Colégio Mater Amabilis, tem uma atenção especial. Entendemos que estas contribuem para a humanização de nossos alunos, desenvolvendo a sensibilidade, a criatividade, o senso estético, a acuidade auditiva, o equilíbrio emocional, a imaginação, dentre outras qualidades. Acreditamos que, quando o aluno conhece e aprecia a arte e a música de seu meio sociocultural, ele aprende a valorizar a diversidade, sem preconceitos estéticos, étnicos, culturais ou de gênero.

Xadrez

Semanalmente, os alunos do Ensino Fundamental frequentam aulas de Xadrez, com o intuito de desenvolver diversas habilidades na criança, como o pensar e elaborar estratégias, concentração, raciocínio, criatividade, autoestima, respeito ao outro, e paciência. As aulas são ministradas em uma sala específica para a prática.

Avaliações

O colégio adota o sistema trimestral de avaliação, com uma semana de provas dissertativas (avaliação trimestral), uma prova objetiva (avaliação multidisciplinar) e avaliações em classe que são compostas por atividades escritas, pesquisas, testes, entre outros.

Para alunos do 2º ao 5º ano, a média trimestral é calculada segundo a seguinte fórmula:

AT + AM + AC = MT, sendo:

  • AT = Avaliação Trimestral (valor de 0 a 6,0);
  • AM = Avaliação Multidisciplinar (valor de 0 a 2,0);
  • AC = Avaliações em Classe (valor de 0 a 2,0);
  • MT = Média Trimestral (valor de 0 a 10,0).

Ao final dos trimestres letivos, o aluno, para ser aprovado sem Exame Final e Recuperação, precisa ter média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual ou superior a 75%.

As informações detalhadas sobre Exame Final e Recuperação, assim como Conselhos de Classe, são disponibilizadas na cartilha escolar, no ato da matrícula.

Orientação Pedagógica

A orientação do colégio trabalha no apoio e assistência ao aluno, professor e família, ou seja, com as pessoas que interagem com o aluno e o acompanham nos aspectos cognitivos, psicomotores, sociais e afetivos, objetivando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Seu objetivo fundamental é orientar e acompanhar os alunos dentro e fora da sala de aula, a fim de propiciar-lhes condições para que desenvolvam sua autoestima, estabeleçam e ampliem suas relações sociais, respeitando a diferença do outro e desenvolvendo atitudes de ajuda, colaboração e autonomia.

Cada ciclo de ensino possui orientadores especialistas, que acompanham a rotina dos alunos na escola e também atendem educandos, professores e famílias. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone 11 3809.2000.

Projetos

Maratona de Ortografia

O projeto envolve uma dinâmica anual que estimula os alunos a escreverem as palavras corretamente, fixando o aprendizado e também criando zelo pela estética e respeito pela língua.

Projetos de Leitura

Durante todo o ano letivo, e nas férias de julho, indicamos alguns livros paradidáticos para leitura dos alunos. Cada leitura culmina em um conjunto de práticas pedagógicas que visam propiciar momentos de reflexão, criatividade, escrita e desenvolvimento do vocabulário, assim como aprimorar o senso crítico e a empatia.

Olimpíada de Matemática

Com atividades diferenciadas e desafiadoras, a Olimpíada de Matemática objetiva estimular o estudo da matemática, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio lógico-matemático através de um ambiente saudável de competição.

Olimater

O Olimater é uma competição esportiva realizada com os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental durante, aproximadamente, uma semana. O objetivo do projeto é o estreitamento da relação dos alunos através de atividades lúdico-esportivas,

Aluno Nota 10

Com o objetivo de estimular a responsabilidade, o cumprimento das tarefas e o comprometimento com as atividades escolares, criamos o projeto Aluno Nota 10. Dessa forma, a cada semestre, alunos sem anotações negativas em suas agendas recebem um botton de congratulação.

Sarau de Poesias

O Sarau de Poesias é um projeto voltado aos alunos do 5º ano, e tem como objetivo principal mostrar que ler, compreender, interpretar e escrever poesias é uma forma bastante rica de ensinar e aprender, e que a cultura está associada à sensibilidade, à aprendizagem e à reflexão.

Festa da Família

A Festa da Família é o fechamento de um projeto que envolve alunos, famílias e professores, a fim de aproximar as famílias e a escola, em um dia de confraternização, atividades lúdicas, oficinas, e também de muito diálogo e troca de experiências. É também o evento que substitui as comemorações de Dia das Mães e Dia dos Pais, que antes aconteciam no colégio, procurando atender a todos os perfis familiares existente, abrangendo toda a diversidade de nossa comunidade.

Atividades Extras

O colégio também oferece diversas atividades extracurriculares, a fim de atender demandas diversificadas e complementar a rotina dos alunos e famílias.

Assessoria de Estudos

Aulas voltadas para alunos que necessitam de acompanhamento nas dificuldades de aprendizagem apresentadas. São reforços de Português e Matemática, que acontecem no contraturno, e com a presença de alunos conforme a necessidade, analisada e apurada previamente pelo professor e coordenação.

Projeto de Alfabetização

Para os alunos do 2º ano que apresentarem dificuldades no processo de alfabetização, a escola oferece o Projeto de Alfabetização, fora do período regular de aulas, que reforça o aprendizado da criança e garante que ele consiga equalizar sua alfabetização com o restante da turma.

Coral e Teatro

A consciência estética de jovens e adultos é elaborada no cotidiano, nas suas vivências, daí a necessidade de propiciar, no contexto escolar, oportunidades de criação e apreciação musicais significativas. Construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o participante poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a arte traz ao ser humano.

Pensando nisso, o colégio oferece aulas de Coral e Teatro para alunos (a partir do Ensino Fundamental), famílias e colaboradores. Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Esportes, telefone 11 3809.2040.

Cel.Lep, Projeto Sonoro e Legand Educacional

O colégio também oferece parcerias que complementam a experiência do aluno em sua formação. Para o Ensino Fundamental I, os alunos podem iniciar aulas de inglês com o Cel.Lep In-School, que possui materiais didáticos personalizados para cada faixa etária, e também aulas de musicalização com a escola Projeto Sonoro, que atende crianças a partir de 2 anos.

A partir do Ensino Fundamental I, os alunos também podem ter aulas de robótica com a Legand Educacional, que oferece aulas semanais com materiais bastante lúdicos, como o uso de Lego Education.

Para mais informações, clique aqui.

Treinamentos Esportivos

O colégio oferece 14 modalidades de treinamentos esportivos aos alunos, além de 8 treinamentos voltados às famílias e colaboradores. Algumas categorias são voleibol, yoga, tênis de mesa, zumba, basquetebol, fitness, pilates e futsal.

Olimpíadas Científicas

As Olimpíadas Científicas são atividades que estimulam estudantes a participarem de competições em diversas áreas de conhecimento, como Astronomia, Biologia, Ciências, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química, entre outras.

Estimulamos a participamos dos alunos desde o Ensino Fundamental I nas mais diversas olimpíadas, ajudando-os nos processos de inscrição e acompanhamento, e também proporcionando aulas especiais de preparação. Hoje acumulamos mais de 1650 conquistas nos últimos 4 anos, com mais de 500 alunos participantes em 26 olimpíadas distintas, que colocam nossa instituição como destaque acadêmico nacional e internacional.

Além de todas as descobertas que a experiência proporciona, as conquistas nessas competições também são extremamente valorizadas em aplicações para as principais universidades brasileiras e do exterior, de forma que algumas universidades públicas já reservam vagas exclusivas para alunos com essas conquistas.

SOS Mater

O SOS Mater, Serviço de Orientação Social do Colégio Mater Amabilis, desenvolve atividades para que o aluno possa exercer a cidadania dentro da escola através de três frentes: ambiental, sociocultural e de voluntariado. São projetos onde os alunos, de Ensino Fundamental e Ensino Médio, são responsáveis pelo planejamento, organização e execução. Mais informações sobre alguns projetos aqui e informações sobre como participar no telefone 11 3809.2000.

Cursos e Períodos

2º e 3º ano: 7h05 às 12h20 (manhã) | 12h50 às 18h05 (tarde)
4º e 5º ano: 7h10 às 12h50 (manhã)
Integral: Após o período regular, até às 18h.

Período Integral

Com o objetivo de atender às necessidades e ao bem-estar dos alunos e famílias, a Escola O Pequeno Príncipe e o Colégio Mater Amabilis disponibilizam o Período Integral para alunos do Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

No Período Integral, os alunos convivem em grupos, com faixa etária aproximada, sob a supervisão de educadores e monitores. As atividades aplicadas buscam facilitar a socialização, integração, autonomia e aprendizagem. Algumas delas são:

Almoço e Lanches: Refeições diárias preparadas na cozinha escolar, com a supervisão de uma nutricionista responsável pela elaboração do cardápio. O cardápio é disponibilizado no aplicativo da escola;

Descanso: Momento de relaxamento;

Atividades Lúdicas: Atividades diversas, com jogos infantis, brincadeiras antigas e contemporâneas e brinquedos diversos;

Higiene: Escovação dental;

Tarefa: Auxílio na realização da tarefa enviada pela professora do curso regular;

Parque: Atividades livres;

Esporte: Aulas aplicadas por professores especialistas, três vezes por semana;

Jogos Pedagógicos: Jogos próprios para cada faixa etária, realizados 2 vezes por semana;

Mais oficinas diversas aplicadas por professores especialistas, como Artes, Musicalização, Laboratório de Ciências, Culinária e Laboratório Interativo.