Jogos

Jogos e competições promovem o engajamento e a aprendizagem dos alunos

No Mater, estudantes são incentivados a participar de atividades diversificadas, que permitem colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver o protagonismo

Um dos desafios das escolas é engajar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem e na construção significativa de saberes. No Colégio Mater Amabilis, um dos meios para isso é promover atividades para que os alunos possam aprender por meio de jogos, brincadeiras, maratonas e competições, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e o Concurso Canguru de Matemática.

“Nessas iniciativas, os alunos colocam seu conhecimento em prática, aumentam a capacidade de concentração, elaboram estratégias e respeitam regras, além de trabalharem várias competências e habilidades”, diz Maiara Maria de Araujo Santos, professora do Ensino Fundamental I do Mater. “O jogo também ajuda no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social e desenvolve a autonomia, tornando a aprendizagem prazerosa. E ainda possibilita ao professor entender como o aluno pensa, o quanto já sabe e as dúvidas que surgem.”

A professora destaca que, mesmo no contexto do ensino remoto, é possível continuar realizando essas atividades. “Incentivo às provas e competições externas, gamificação, desafios adequados à idade — desafio literário, desafio da escrita — tudo corrobora para que o aluno se sinta motivado e aprenda, ou seja, é a ponte para as potencialidades virarem realidade”, afirma.  Ela aponta que as tecnologias digitais são importantes ferramentas utilizadas para a aplicação de diferentes jogos. “Todos os alunos podem jogar e, muitas vezes, de forma colaborativa, com adivinhas, charadas, tangram, jogo da memória e jogos criados no PowerPoint, Flippity, Kahoot!, Quizizz e Wordwall. A aula se torna dinâmica, interativa e significativa para todos os estudantes.”

No processo de engajar os alunos, ela diz que é preciso incentivar a participação e envolvimento nas propostas, reforçando que o empenho é mais importante do que a vitória, promovendo competições saudáveis e estimulando a empatia com os colegas. “Também é fundamental apoiar e elogiar as boas ações e reconhecer e parabenizar o esforço dos alunos. O estudante que é chamado a participar e a interagir se sente incluído e, desse modo, a aprendizagem se torna mais significativa e potente.”

Para Maiara, a valorização da participação e das conquistas dos alunos é um fator de estímulo à criatividade e ao interesse pelas aulas. “Ao ser valorizado, o aluno não tem receio de errar e tentar, o que favorece o desenvolvimento da argumentação, do pensamento crítico e do autoconhecimento. Quando ele faz investigações e estabelece relações entre o conteúdo trabalhado em aula e os fatos cotidianos, o conhecimento é estendido para além da aula e ele se torna protagonista do seu aprendizado.”