Mater Amabilis torna-se 1º Polo Olímpico de Treinamento Intensivo de Guarulhos

As aulas de preparação acontecem aos sábados e às quintas-feiras no colégio a partir do 6º ano até o 3º ano do Ensino Médio

No início do mês de abril, o Mater conquistou a posição de Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI). Isso significa que a instituição oferece aos seus alunos um treinamento para as olimpíadas de matemática com o material do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ainda atua de forma voluntária para apoiar estudantes, principalmente de escolas públicas, a terem a mesma oportunidade.

O colégio obteve esse status depois da autorização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A avaliação dessas organizações é baseada na qualidade do corpo docente e da escola em geral.

A intenção do projeto é oferecer mais um estudo de alto nível para os próprios estudantes da escola e também dar essa chance para estudantes da comunidade. “A nossa experiência mostra que os alunos de escola pública vêm com uma garra adicional e, dessa forma, mesmo apresentando defasagens na aprendizagem, evoluem muito”; conta o coordenador geral do colégio e responsável pelo projeto, Anderson Weber.

O desenvolvimento dos alunos acontece aula a aula, com o cuidado dos professores de ajudarem cada um em suas dificuldades. Há uma preocupação em fazer com que os estudantes se sintam confortáveis e motivados pelo desafio. Os docentes que participam do POTI são do próprio colégio, mas também há educadores convidados do ITA e campeões olímpicos.

“Nós incentivamos bastante a participação nas Olimpíadas Científicas. Essa postura não é para criar uma competição entre os alunos, mas tem o intuito de que eles desenvolvam habilidades cognitivas e socioemocionais”. As competições melhoram significantemente o desempenho dos estudantes em todas as matérias, ou seja, mesmo que um aluno preste uma olimpíada de português, ele terá uma performance melhor em matemática.

Esse ganho acontece porque os alunos treinam a concentração, o raciocínio lógico, a abstração e a resiliência. O resultado socioemocional é nítido também pela tranquilidade na realização de avaliações dentro e fora da escola.

As aulas do POTI acontecem aos sábados para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, das 8h30 às 12h20; já para os alunos do 6º e 7º anos, às quintas-feiras, das 15h às 16h40.